PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS
Preservação e Manutenção de Ativos
Oportunidade
Reduzir custos, minimizar riscos e assegurar uma operação contínua das atividades industriais e comerciais maximizando a rentabilidade.
Principais problemas que as empresas enfrentam:
-
Indefinição de um escopo para planejamento das paradas programadas;
-
Falta de análise crítica do programa de manutenção preditiva, preventiva, corretiva dos equipamentos, sistemas e instalações críticos ao processo;
-
Programa e execução de inspeção nos ativos, incluso edificações;
-
Plano de contingências inadequados e/ou inexistentes para as utilidades críticas à operação.
Principais benefícios para os clientes:
-
Maior assertividade no planejamento com relação a tempo e custos das paradas programadas;
-
Implantação e sistematização dos processos de comunicação entre os processos de manutenção e operação dos ativos;
-
Garantir a funcionalidade das edificações, equipamentos e instalações;
-
Evitar a descontinuidade das operações.
Como a DMS Partners pode ajudá-lo?
-
Os nossos profissionais altamente capacitados e com reconhecida experiência podem apoiar a sua empresa a identificar as oportunidades mais relevantes nos programas de manutenção e investimentos oferecendo nossos serviços em áreas como:
-
Desenvolver uma análise situacional do planejamento e execução de manutenção dos ativos da empresa. Engloba tanto equipamentos industriais quanto as estruturas civis;
-
Classificar e priorizar os elementos chaves para uma operação segura para as pessoas, preservando ativos e garantindo uma operação continuada e produtiva;
-
Identificar, apresentar alternativas, baseado em análise riscos e validar os programas de preservação dos ativos e/ou utilidades;
-
De posse desta análise, será elaborado um plano de ação com as recomendações necessárias para evitar paradas de manutenção não programadas, riscos estruturais e principalmente a redução de custos fixos e/ou variáveis. Continuidade na entrega de produtos e serviços;
-
Acreditamos na nossa capacidade e experiência, fatores diferenciais, que apoiamos os clientes na implementação de todas as ações recomendadas.
Autores:
Reynaldo Pereira, Eng. Civil com + 30 anos de experiência em montagem eletromecânica em empreendimentos dos mais variados segmentos de mercado.
Marcelo Moura, Eng. Civil com + 40 anos de experiência em construção / manutenção de galpões industriais e comerciais, recuperação de estruturas de concreto e montagem de equipamentos.
VISÃO DO MERCADO
“Para as empresas que se dispõem a buscar padrões internacionais de desempenho dentro de mercados competitivos, a gestão de ativos traz, a partir do contexto da organização, uma nova proposta para a realização dos objetivos estratégicos, integrando todas as áreas da empresa, de forma que cada uma delas reconheça o seu papel e sua responsabilidade na obtenção de valor por intermédio dos ativos da organização.
A prática da gestão de ativos implica numa reflexão inicial sobre o posicionamento da empresa no mercado, sobre seus objetivos em longo prazo e sobre as expectativas e necessidades das partes interessadas e como estas interagem com o negócio da empresa.
A gestão de ativos físicos resulta em uma política clara de renovação de ativos, os quais devem ser substituídos quando:
-
Os custos operacionais e/ou de manutenção durante a vida remanescente do ativo excederam o custo de substituição;
-
Há risco iminente de falha do ativo;
-
O impacto de uma provável falha supera o custo de substituição;
-
Uma provável falha pode comprometer a confiabilidade e a segurança do sistema e de pessoas
Fonte: NORMA ABNT NBR ISO 55001