Daniel Shaviit- Sócio DMS Partners
Como contexto histórico, relembramos sumariamente as grandes revoluções industriais a partir do século 19:
1. Mecanização, advento da força da água e do vapor. Meados do século 19
2. Produção massificada, linhas de montagem, uso intensivo de eletricidade. Fim do
século 19, início século 20
3. Introdução da automação industrial, através do uso de computadores na produção.
Década de 70 do século 20
4. Introdução de sistemas autônomos, através de uso maciço de novas tecnologias (IA,
IoT, 5G). Século 21
Podemos dizer que a terceira revolução trouxe conceitos como conversão de produtos em formato digital e inovação de modelos de negócios explorando oportunidades digitais.
A transformação digital que se inicia no século 21, no entanto, é uma mudança sistêmica, com restruturação de economias, instituições e sociedades, através da difusão da tecnologia em praticamente todas as áreas do conhecimento e da produção.
O que é um modelo de Maturidade Digital?
Um modelo de maturidade é uma técnica já utilizada em diversos segmentos econômicos, há alguns anos, para reunir melhores práticas mundiais, propor escalas evolutivas, avaliar situação atual e planejar a evolução futura de maneira estruturada.
O modelo de Maturidade Digital utilizou o sucesso deste tipo de metodologia para criar um conjunto de melhores práticas que refletisse as necessidades de transformação digital em uma organização. O modelo utilizado pela DMS, baseado em um conjunto de indústrias reunidas no TMForum, avalia as seguintes áreas:
O modelo permite navegar em profundidade em cada área organizacional, através de análises por dimensões, sub dimensões e critérios detalhados.
A avaliação estruturada permite avaliar em qual grau de maturidade uma empresa se
encontra, como mostra a figura abaixo.
Quais os benefícios de utilizar um modelo de Maturidade digital?
A utilização de um modelo de Maturidade Digital para avaliar uma organização deve estar alinhada com uma análise dos objetivos de negócio. É importante definir quais dimensões do modelo devem ser priorizadas na análise.
No entanto, pesquisas recentes mostram, claramente, que as iniciativas isoladas tem menor chance de sucesso do que abordagens que contemplam várias áreas da empresa simultaneamente. A evolução se faz pelo conjunto, não em silos isolados da organização. [1]
Os benefícios trazidos por uma maior maturidade digital podem ser descritos como:
Crescimento de receitas
Flexibilidade de negócios
Melhor experiência de funcionários e clientes
Eficiência operacional
Sobrevivência do negócio
Pesquisas recentes [1] e [2] apontam que há uma correlação entre maturidade digital e resultados financeiros das organizações. As dimensões de Tecnologia e Operações são essenciais para um aumento de produtividade. Porém, as dimensões de Cliente, Cultura Organizacional e Estratégia são forças que impulsionam a evolução permanente e resultados inovadores.
Quais são as fases de uma avaliação de Maturidade Digital?
Entendimento do Contexto estratégico e digital da empresa
Levantamento das ambições digitais da empresa
Avaliação da Maturidade Digital
Análise de Situação atual, incluindo as seis dimensões do modelo DMM: estratégia, tecnologia, operações, cultura, relacionamento com cliente, gestão de dados.
Elaboração de documento de maturidade atual da empresa.
Busca da Maturidade Futura
Atividade baseada na situação atual, contexto estratégico e ambição da empresa.
Elaboração do documento de maturidade futura da empresa
A partir da avaliação acima, cada empresa tem as condições para prosseguir nas fases seguintes:
Análise de gap e avaliação de prioridades.
Definição de projetos e atividades.
Avaliação permanente de resultados
Referências
[1] McKinsey – Transformações Digitais no Brasil – 2018/19
[2] TM Forum - Digital Maturity Model.
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