Artur Heitzmann – Sócio Executivo da DMS PARTNERS
Conteúdo disponível também em áudio. Aperte o play:
No contexto socioeconômico altamente dinâmico e imprevisível da atualidade, as empresas precisam ser capazes de gerenciar mudanças de forma rápida e eficaz, caso contrário, seu produto ou serviço final poderá ficar desatualizado com relação às necessidades dos clientes.
As abordagens tradicionais de gestão de mudanças que concentram seu foco
fundamentalmente no planejamento das atividades e no controle da execução, já não são eficientes para suportar as empresas na busca de soluções para manter seus processos e produtos atualizados, o que as obriga a buscarem novas formas de trabalhar.
Como resultado desta nova necessidade, as abordagens mais flexíveis de gerenciamento ágil surgiram nas últimas décadas. Originalmente desenvolvido para a indústria de software, o gerenciamento ágil é agora cada vez mais reconhecido e adotado, também, por outros setores empresariais.
No entanto, devido às especificidades dos diferentes ambientes e culturas das empresas, a adoção do gerenciamento ágil constitui um desafio e requer ajustes que demandam investimentos de tempo e de recursos financeiros para tornarem-se viáveis.
As organizações necessitam de orientação para fazer essa transição, e ter acesso ao
conhecimento especializado, bem como precisam de estratégias alternativas para a inovação e agilidade a fim de aumentarem a sua adaptabilidade e permanecerem competitivas no mercado global.
Na estratégia adotada pelas organizações para a implantação da cultura ágil algumas
práticas são aplicadas tais como: a identificação do perfil adequado para os membros da equipe, a aplicação de um treinamento eficaz sobre agilidade, para que a equipe possa entender os princípios, conceitos e práticas envolvidas. Também pode ser incluída a capacitação da equipe com workshops, cursos online e a ajuda de um mentor especializado, para orientar a equipe e capacitar os colaboradores promovendo uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo.
A implantação do gerenciamento nas empresas pode ser facilitada com o uso de diversas ferramentas e práticas. A mais utilizada é o Scrum, que é um framework ágil amplamente aplicado em projetos de desenvolvimento em diversos setores. Esta ferramenta enfatiza a colaboração, a comunicação e a entrega interativa de incrementos de trabalho.
Recentemente tive a oportunidade de conduzir um projeto de implantação da metodologia ágil em uma empresa, que teve por objetivo identificar e implantar um framework ágil, que tornasse possível monitorar e melhorar a performance da qualidade e produtividade na empresa, utilizando técnicas modernas, com troca de informações com as equipes operacionais, e o acompanhamento das etapas do projeto na empresa, observando e monitorando os avanços na execução do projeto, realizando a análise e ajustes a partir dos dados fornecidos pelos indicadores.
Para a implantação das práticas de gerenciamento ágil nas atividades desta empresa, o
projeto foi efetivado por etapas em sua estrutura operacional. A divisão por etapas é uma abordagem estratégica que fez parte da tomada de decisão da empresa para obter
benefícios progressivos, tais como: melhora na comunicação, deteção mais rápida de
discrepâncias, resolução de problemas de forma eficaz e maior flexibilidade nos seus
processos.
Para facilitar a visualização dos resultados no avanço do projeto, foi adotado o modelo de OKR que é uma sigla em inglês para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves). Em resumo, o OKR é uma metodologia de desdobramento de metas a partir da definição de objetivos, facilitando a análise dos resultados obtidos por meio do acompanhamento de indicadores mensuráveis.
Os resultados indicados pelos OKR`s ao longo da implantação deste projeto sempre
apontaram para um processo de melhoria progressiva e consistente, onde as metas
propostas foram atingidas dentro do prazo estabelecido. Não foi observada nenhuma
anormalidade que pudesse comprometer o avanço da maturidade das equipes na busca das metas propostas. A sedimentação da cultura e os ganhos de confiança progressivos, aliados à identificação de novas e melhores práticas, facilitadas pelo uso correto do framework, conduzirão os trabalhos das equipes aos resultados desejados.
Se você tem interesse em conhecer mais de perto os detalhes deste projeto, podemos
realizar um diagnóstico em sua empresa para indicar a melhor forma da implantação da
metodologia ágil. Consulte a DMS Partners para mais informações, entre em contato
conosco, clicando no link abaixo e obtenha a curto prazo um upgrade na gestão de sua empresa!!!!!!
Comments