top of page
INSIGHTSPlano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI)
00:00 / 05:11

TEASER

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI)

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI)


Oportunidade


A tecnologia da informação desempenha um papel fundamental na integração dos objetivos estratégicos das organizações.


Os investimentos em T I permitem que a empresa se adapte às mudanças do ambiente de negócios, atenda às demandas dos clientes e acompanhe as tendências do mercado.


O Plano Estratégico de TI (PETI) tem como objetivo definir projetos, investimentos, processos, ferramentas e métricas para garantir que os recursos de TI atenderão a estratégia da empresa, por meio de processos mais eficientes, comunicação transparente, rotinas simplificadas, tarefas automatizadas e serviços inovadores e integrados, de forma cada vez mais ágil e intolerante a erros.


Em resumo, o Plano Estratégico de TI (PETI) tem como principal finalidade garantir que as metas e objetivos estabelecidos para a área de Tecnologia da Informação estejam em perfeita sintonia com as diretrizes e objetivos estratégicos da empresa como um todo.


Isso assegura que os esforços e recursos de TI sejam direcionados de forma a apoiar e potencializar o alcance das metas organizacionais, promovendo uma integração eficaz entre a tecnologia e as necessidades de negócio.


Motivadores para uma empresa implantar um Plano de Estratégia de TI (PETI).


Desalinhamento da área de TI com a estratégia de negócio.


Equipe de TI desbalanceada, processos e governança ineficientes, ausência de indicadores, licenciamento de software não conforme e sem integração com as áreas de negócio.


Arquitetura de TI desatualizada e com falta de segurança.


Priorização de demandas e gestão de projetos de TI ineficientes, causando atrasos de entrega, descontroles de custo e uma consequente insatisfação das áreas de negócio.


Inexistência de processos de Inovação e Transformação Digital.


Quais os principais benefícios?


TI alinhada com a estratégia da empresa e posicionada em um patamar estratégico.


Empresa alinhada às tendências tecnológicas de mercado.


Projetos necessários para atualizar a arquitetura de TI, visando acompanhar as tendências de mercado e garantir, com segurança, a competitividade da empresa.


Equipe dimensionada, processos otimizados, governança adequada, licenciamento de software otimizado, e uma maior integração com as áreas de negócio.


Serviços de TI com alta disponibilidade e eficiência.


Condições para a implantação da Inovação e Transformação Digital.


Como a DMS Partners pode ajudá-lo?


Nossos profissionais são capacitados e de reconhecida experiência para elaborar um Plano Estratégico de TI, através da utilização de uma metodologia consolidada, baseada em duas etapas, sendo a primeira - DESCOBERTA, para entender o cenário existente e a segunda para ELABORAR o Plano Estratégico de TI (PETI).


Na etapa da DESCOBERTA a equipe da DMS trabalhará em colaboração com a empresa para, através de entrevista de alinhamento e recebimento de alguns materiais, conhecer o ambiente de TI e apresentar uma proposta para ELABORAR o Plano estratégico de TI.


Na etapa, de ELABORAR o Plano Estratégico de TI, a equipe da DMS também trabalhará em colaboração com a empresa para, com base na estratégia da empresa, nas tendências de mercado, melhores práticas de TI e nas dores e oportunidades levantadas, gerar o Plano estratégico de TI.


Visão de Mercado


O modelo de planejamento estratégico para TI é uma abordagem abrangente que capacita líderes de TI a estabelecer uma diretriz clara para a execução das ações essenciais, garantindo que as metas estratégicas de TI estejam em perfeita harmonia com os objetivos e o modelo de negócios da empresa.


Este modelo não apenas facilita o alinhamento estratégico, mas também promove a criação e comunicação de um plano de ação detalhado.


Esse plano de ação é fundamental para delinear o estado atual da função de TI, identificar o estado desejado futuro e traçar o caminho necessário para alcançar essa visão. Além disso, o modelo enfatiza a importância de

estabelecer métricas claras para medir o progresso ao longo do tempo, assegurando que a função de TI não apenas acompanhe, mas também impulsione o sucesso organizacional.


A abordagem da Gartner também destaca a importância de adaptar as estratégias de TI às tendências de mercado e às inovações tecnológicas emergentes, permitindo que as organizações se mantenham competitivas e resilientes em um ambiente de negócios em constante evolução.


Com isso, os líderes de TI são incentivados a adotar uma mentalidade ágil e proativa, buscando continuamente otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e agregar valor estratégico à organização.


Fonte: Gartner

Roberto Nascimento

Daniel Shavitt

Francisco Ruga

Autor (es)

bottom of page