INOVAÇÃO
O DNA do Sucesso
O DNA DO SUCESSO:
As pesquisas atuais identificam uma clara e bem-vinda mudança no mercado de trabalho: Salários e benefícios são importantes mas o DNA da empresa está se tornando cada vez mais um fator destacado na decisão de onde trabalhar. Isto vale para profissionais de uma maneira geral, mas é um sentimento mais forte nas novas gerações. Os profissionais de hoje perguntam, pesquisam...Qual a contribuição que a empresa traz para a sociedade, o que pensam dela os funcionários, os clientes, os parceiros?
Esse DNA inclui, normalmente, o propósito da empresa, seus valores e a reputação que ela busca construir dentro de seu ecossistema.
Por que um DNA vencedor é importante em qualquer organização?
Comunica a todos a direção a seguir, gerando foco no que é relevante
Inspira e orienta comportamentos e decisões, rotineiras ou estratégicas
Cria vínculo entre o funcionário e a organização e entre os funcionários
Facilita o alinhamento entre as diversas áreas da organização
Estimula o orgulho de pertencer e engaja as pessoas
Cria diferenciais no mercado
...TEM IMPACTO ESPECIAL NAS STARTUPS
Nestes tempos em que a força da “marca empregadora” (Employer Branding) se torna elemento fundamental para atrair, engajar e reter funcionários, é essencial que as startups definam, desde o início, Propósito e Valores, componentes cruciais na estratégia de Employer Branding e fortemente demandados pelas novas gerações.
Como criar o DNA de sucesso?
Cabe aos líderes da startup definir os componentes e o conteúdo desse documento. A prática predominante inclui:
PROPÓSITO - porque a empresa existe, a causa na qual ela se engaja
VALORES - princípios que orientam a atuação da empresa e que fundamentam A cultura interna
MISSÃO - os produtos/serviços feitos e os benefícios que oferecem
VISÃO - como ela deseja ser percebida pelos stakeholders
O conteúdo de cada elemento deve ser construído pelos líderes com base em reflexões conjuntas, preferencialmente conduzidas por facilitador externo, sobre:
os cenários atual e projetado dos negócios;
os contextos que impactam a gestão atual e futura da organização
as expectativas e aspirações de todas as partes interessadas (stakeholders).
Qual o benefício que a criação do DNA traz para as startups?
É esse DNA vencedor que:
Fará a diferença no sucesso da empresa, qualquer que seja o resultado considerado
Fortalecerá a perspectiva de perenidade da organização alinhada ao propósito definido
Atrairá talentos que se integrem ao propósito, reduzindo o turnover
Trará o reconhecimento do mercado sobre o propósito da organização
Como a DMS pode ajudar?
Profissionais com experiências vividas em áreas estratégicas de RH
Visão de mercado e de negócios para apoiar o crescimento da startup
Adaptação e flexibilidade aos temas demandados pelo momento da empresa
Equipe com comprovada experiencia e capacidade de aplicar ao seu contexto
Visão do Mercado
ARTIGO McKINSEY – 4/2/21
“...só através da criação de uma identidade coerente e completa podem as organizações prosperar na incerteza, contribuir para o mundo, entregar valor superior e criar significado para os funcionários.
A GERAÇÃO Z VALORIZA VALORES
Pesquisa recente conduzida pela Lewis Research and Insights com 2.600 participantes de vários países, incluindo o Brasil, mostra os seguintes resultados:
Para 66% dos participantes, os valores da empresa são o fator determinante na escolha de um empregador – Para 19%, é a liderança da empresa.
Os três atributos mais valorizados num CEO são, pela ordem: Visão, Determinação, e Empatia.
Paulo Fassina
Salvador Evangelista
Willian Zampini