TEASER
Diagnóstico e Implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
Oportunidade
Cada vez mais se cobra competitividade das organizações e a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) contribui para esse objetivo, pois a redução de custos é um dos maiores ganhos obtidos.
Esta redução de custos vem da otimização de times, equalização de senioridade da equipe, eliminação de algumas posições que deixam de ser necessárias, melhoria de processos e automatização de algumas atividades manuais.
Motivadores para uma empresa implantar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
● Atividades realizadas por setores diversos, não padronizadas e redundantes.
● Processos obsoletos, ineficientes e não otimizados.
● Erros operacionais e de conformidade.
● Excesso de atividades manuais.
● Custo elevado de operação.
Quais os principais benefícios?
● Redução de custos: Trata-se da mais importante justificativa para a implantação de um centro de serviços compartilhados;
● Melhoria de processos: Através da revisão de processos é possível a adoção de melhores práticas, diminuição dos gargalos, eliminação do retrabalho e integração e simplificação dos processos internos e externos;
● Personalização dos serviços: Entregar o mesmo serviço, na mesma qualidade e na mesma segurança, garantindo transparência (compliance);
● Suporte estratégico: Com o aumento da maturidade do CSC e através do acesso aos dados da organização, que passam pelo CSC, possibilita a criação de dashboards (Analytics), auxiliando o negócio na tomada de decisões.
● Suporte à estratégia de crescimento: Potencializa a entrada de novas empresas no grupo.
Como a DMS Partners pode ajudá-lo?
Nossos profissionais são capacitados e de reconhecida experiência na implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
A abordagem de implantação de um Centro de Serviço Compartilhados (CSC) da DMS vai desde uma análise de viabilidade, passando pela modelagem e elaboração de um Business Case, até a sua total implantação e estabilização, contemplando uma completa revisão, padronização e otimização dos processos envolvidos, além da automatização de atividades manuais e repetitivas, garantindo a eficiência operacional.
A mesma abordagem pode ser utilizada para a estabilização e/ou atualização de um CSC.
VISÃO DO MERCADO
A maior parte dos centros executa mais de quatro funções. E os benefícios identificados são, pela ordem, padronizar processos, gerando valor para os negócios (58%), redução de custos (49%), qualidade dos serviços (44%), controle (37%) e melhoria contínua de processos (33%).
O levantamento apontou ainda quais processos são os que mais se beneficiam dos CSCs: finanças (para 91% dos entrevistados), Recursos Humanos (67%) e fiscal (62%), seguidos por atendimento ao cliente (35%), supply chain (27%) e jurídico (18%). Os processos que envolvem atendimento, em especial, têm ganhado espaço, acompanhando uma tendência definida Fonte: Deloitte - Pesquisa do Centro de Serviços Compartilhados - Latam 2023
Roberto Nascimento
Francisco Ruga