CASE DE SUCESSO
Case Study Encoparts
INTRODUÇÃO
A Encoparts® foi fundada por profissionais altamente especializados e com mais de 20 anos de experiência na importação e distribuição de peças de reposição para máquinas e equipamentos da Linha Amarela.
DESAFIOS
Como empresa de logística de distribuição com forte presença nas Américas e Austrália, a Encoparts® enfrentava diversos desafios em sua Unidade de Compras Internacionais (LLC-EUA).
Desafio #1 – Alta Complexidade
Desafio #2 – Insatisfação do cliente
Desafio #3 – Baixa visibilidade do processo
Desafio #4 – Ruídos na Comunicação
Desafio #5 – Necessidade de visão sistêmica e fluxo de trabalho automatizado
HABILITANDO TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA NO FLUXO DE TRABALHO POR MEIO DE UMA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO LEAN/ÁGIL
A jornada de transformação Lean/Agile na área de compras da Encoparts foi construída em torno da introdução do método Kanban, que aconteceu por meio de um conceito conhecido como STATIK (Systems Thinking Approach to Introducing Kanban).
MAPEAMENTO DE PROCESSOS E OUTRAS PRÁTICAS LEAN/ÁGEIS
Para compreender os processos atuais da área de compras, incluindo seus pontos fracos, a empresa passou por uma série de treinamentos teóricos que levaram à implementação da técnica Lean – Value Stream Mapping.
A técnica representa um método visual para ilustrar, analisar e melhorar as etapas necessárias para entregar um produto ou serviço. Através deste conceito foi possível determinar o que acrescenta valor aos processos, mas também descobrir as etapas que não acrescentam valor e outras deficiências que limitaram a evolução do serviço.
As equipes prepararam um detalhamento real de cada uma das etapas mais importantes do processo e as visualizaram para maior clareza. O que é importante aqui é que isso os ajudou a compreender suas atividades que agregam e não agregam valor.
ACELERANDO A TRANSFORMAÇÃO LEAN/ÁGIL
Para colocar em prática a técnica de Mapeamento do Fluxo de Valor e obter dados históricos para métricas de processos, a Encoparts abraçou uma solução digital diante da Plataforma de Software Businessmap conhecida como Kanbanize.
Com sua ajuda, eles construíram quadros Kanban para visualizar todo o fluxo de ponta a ponta e ganharam a capacidade de analisar métricas de fluxo para melhorias.
Em geral, alguns dos recursos mais utilizados da solução digital da Encoparts incluem:
Integração de e-mail – entrada de pedidos
Comentários – fluxo de comunicação
Classes de serviço – priorização
Critérios de saída para itens de trabalho
Gestão de fluxo de trabalho
E mais...
PRINCIPAIS RESULTADOS PARA COORDENAÇÃO E EFICIÊNCIA DE FLUXO
Entre as melhorias que se seguiram, pós-implementação, a Encoparts® destacou 6 pontos principais que se mostraram mais benéficos nas operações de Compras Internacionais devido à implementação da Plataforma de Software Businessmap.
Redução da complexidade – tratamento dos pedidos
Comunicação agilizada e aprimorada
Melhor priorização no atendimento ao cliente
Automação e visibilidade de processos
A introdução de métricas para avaliação de desempenho/análise de desvios/melhorias
Aumento da Produtividade – volume de pedidos atendidos
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
A principal conclusão da implementação é que a Encoparts conseguiu melhorar a sua eficiência operacional (fluxo) em quase 33%, e com isso aumentar em 172,2% no volume de Pedidos de Vendas atendidos, somente no primeiro semestre de utilização do sistema Kanban. Há outras melhorias importantes que eles também relataram.
Baixe o estudo de caso completo para saber mais.
https://businessmap.io/wp-content/uploads/website-images/case-studies/Case-Study-Encoparts.pdf
Francisco Couto